território livre  |  desde 2020

 

O QUE É IGNORÂNCIA ?

O artista visual Osvaldo Carvalho foi às ruas perguntar para as pessoas como elas percebem a ignorância.

 

 

Fora as definições burocráticas e irritantes tipo “ignorância é o estado de quem é ingorante”, os verbetes do dicionário são bem esclarecedores. A definição do Dicionário On Line é direta, suscinta: estado de quem não tem conhecimento, cultura, por falta de estudo, experiência ou prática. Abrangente e delicada, o tradicional Michaelis nos consola com a ideia da ignorância bela, quem sabe própria dos intocados pela maldade humana: condição de quem é ingênuo ou crédulo; simplicidade, singeleza. Mas é junção da falta de conhecimento com a ignorância com sentindo de falta de gentileza, grosseria, incivilidade, forma a ignorância irredutível, definitiva, absoluta, orgulhosa e brutal. Na continuação do verbete do amansa-burro On Line, vem um exemplo peculiar: pessoa rude, estúpida: “aquele presidente é um ignorante”.

 

Estaríamos vivendo a era da ignorância?

 

A ignorância ingênua, crédula, estaria morta?

 

Perguntamos a diversas pessoas o que é ignorância. Responderam versejando, escrevendo, desenhando, filmando, com a intenção de produzir conhecimento, vivência, reflexão e não apenas informação. Tem muito ignorante bem informado, mas igualmente ignorante.

Querem um exemplo?

Já foi dado.

Tânia Toko - atriz e diretora

Logo P.png

CONHESCENDO O DESCONHESCIMENTO

Em termos de ignorancia, nem se tracta
de nivel social. Nada garante
que um rico bem se informe, que ignorante
não seja dum evento ou duma data.

Questão de intelligencia, sim, empatta
a foda, pois cagada faz bastante
quem nunca foi capaz dum importante
controle que requeira a lente exacta.

Problema, mesmo, occorre quando, a tanta
burrice e incompetencia, 'inda se allia,
num cargo de importancia, a teimosia,
a typica arrogancia, a da garganta.

Mais asno, mais toupeira, até mais anta
é o dono do poder, que tyrannia
exerce sobre lucidos. Um dia
se vae, mas ter chegado é o que me expanta.

Glauco Mattoso - poeta e escritor

 

IGNORÂNCIA OU MORTE!

 

 

Há muitas ignorâncias dentro de um ignorante. O que nem sempre é ruim. Por ignorarem o gosto da maçã, Adão e Eva ficaram curiosos e acabaram comendo a fruta, inventando a sabedoria e o exílio, de uma tacada só. Já Caim, quando matou Abel, apelou para a ignorância. De outro tipo, é claro. 

O desconhecimento leva ao medo. Esses dois juntos é que criam a pior de todas as ignorâncias. A que acusa as mulheres de serem bruxas e depois as tostam numa fogueira. Essa é a ignorância que mais se reproduz, o que é facilmente constatável se você vive no Brasil, onde o que mais se vê agora é gente berrando que “a minha ignorância não é inferior à de ninguém”. Falam isso batendo no peito. Ou na cabeça de quem discordar. 

Cesar Cardoso, escritor 

 

Penso a Ignorância como sintoma de um mundo obeso e desequilibrado, sufocado pelo consumo. Além de refratária aos benefícios da dúvida, ela consagra um tipo de natureza onde o pensamento se comporta de maneira vegetativa, servil e totalizante. Abraça a serpente e acaricia o ovo sem máscara, sem vacina, sem medo. Pandemia! Pandemônio! Uma Cruzada pelo enfraquecimento da imunidade cognitiva global que ataca a diversidade cultural, sexual e racial; a arte, a literatura e a ciência. Metástase!
Ignorância seria, portanto, a transparência do mal? Talvez. Não pelo ajuste ou desajuste de algo que falta. Mas pelo estímulo ao enfraquecimento de agir e reagir contra estandardização da vida humana.

Patrick Nóbrega, editor de vídeo

 

Quando os deuses decidiram dar vida a duas novas criaturas, primeiro deram vida a Sabedoria. Logo depois, nasceu Ignorância. Criança curiosa, desligada, seduzia todos pela sua ingenuidade. Achavam até engraçados seus desatinos, desculpavam tudo pela falta de experiência, pelo desconhecimento, pela falta de questionamento ou pela distração. Acreditavam que só o tempo lhe concederia o amadurecimento necessário para ser como a irmã. O tempo passou e Ignorância cresceu. Não se esforçou em buscar respostas coerentes para suas dúvidas. Desdenhou a reflexão e o conhecimento. Preferiu as mentiras, o ódio e multiplicou fake news pelo universo. Optou pelo mal e a perversidade se tornando uma velhaca desprezível e abjeta.

Rosa Zambrano Valenzuela, professora de espanhol com formação em filosofia

 

“Ignorância é a desculpa que se dá aos amigos e parentes bolsominions que negam a ciência ou fatos históricos.

– Ah, te desculpo, ignorante!!”

Luiz Thunderbird, músico, produtor e apresentador do Music Thunder Vision

 

Ignorância é acreditar que só existe você no mundo.

Mauro Wilson, roteirista

 

Ignorância mesmo é ser negacionista.

Anderson Quack, diretor, produtor e escritor

Logo P.png
Ed 11 Otto Guerra Ig .jpeg

Otto Guerra, diretor da Otto Desenhos Animados