território livre  |  desde 2020

 

3OHA

*zona em russo

Ed 15 OC 30HA03.jpg

O acidente da usina nuclear de Chernobyl aconteceu na década de 80, numa Ucrânia que ainda integrava a União Soviética.

 

Chernobyl é lembrado, até hoje, como o pior acidente em uma usina nuclear ocorrido na história. Fukushima vem mais tarde. Toneladas de materiais radioativo foram lançados ao ar. Dezenas de pessoas morreram imediatamente e outras tantas foram expostas a irradiação com problemas que se estendem aos dias atuais.

 

Em 2019, Chernobyl virou série e estreiou na HBO com estrondoso sucesso, voltando a nos assombrar com imagens chocantes e histórias recheadas de mentiras e corrupção do Estado.

 

A obra do artista visual Osvaldo Carvalho, 3OHA, que significa zona em russo, foi produzida na época do acidente, mas hoje, trinta e cinco anos depois, carrega nela outros significados. Chernobyl, virou sinônimo de escombro, ruína, terra arrasada, lixo tóxico. 

 

Uma das cenas mais belas e assustadoras da série Chernobyl é quando moradores vão até uma ponte para observar a luz azul emitida pelo incêndio no reator, sem saber do que se tratava, e cinzas começam a cair... 

 

Já a beleza e a angústia da obra de Osvaldo está quando ele nos apresenta um céu sem cor, e imagens completamente vazias, abandonadas, como a do parque de diversão, por exemplo.Tudo ali nos instiga a pensar na finitude da vida, e mexe nas nossas memórias, lembrando que aquele ambiente, antes um lugar de encontros, afetos e de alegria, hoje é só  ruína e morte.

 

A arte de Osvaldo Carvalho é bela, é política e de uma atualidade desesperadora.
 

Podemos pensar que Chernobyl hoje, é o aquecimento global, é Bolsonaro, é o Agro, são os milicos...

 

Bueno, viramos Chernobyl. A 3OHA é aqui!

 

Ed 15 OC 30HA - ast - 191x246cm - 2011.jpg
Ed 15 OC 30HA06.JPG
Ed 15 OC 30HA05.jpg
Ed 15 OC 30HA04.jpg
Ed 15 OC 30HA02.jpg

Bettine Silveira

editora da revista Ignorância Times

instagram

Osvaldo Carvalho

artista visual

instagram

Rio de Janeiro

novembro .2021