território livre  |  desde 2020

 

AÇÕES

 

Ações é uma série de quadrinhos com cores e formas geométricas,

sua  origem segue o princípio de uma ação, tanto em interferir na ordem dos quatros quanto nas ações da bolsa de valores. 

 

Cada quadradinho representa uma fração do trabalho, assim como na bolsa, quando maior parte for adquirida maior será sua porcentagem na obra, a obra é composta por 100 pinturas as ordens das mesmas são aleatórias de acordo com o gosto particular de quem as possui.

 

Serão feitas 10 empresas com 100 pinturas cada em tamanhos diferenciados, mas que se suas medidas se encaixam, assim o acionista poderá ter um carteira de obras. Pela primeira vez o colecionador terá uma obra legítimas na qual o artista nunca teve, pois eu como artista não sei qual combinação o colecionador acionista fará.  

 

O mercado da Arte é muito similar ao mercado financeiro

Alguns colecionadores adquiriram um artista pensando em sua valorização assim aumentando seu valor patrimonial, seja vendendo no mercado secundário ou mantendo em sua coleção para uma suposta herança.

 

Tal como na bolsa, apostam em ações na baixa para ganhar na alta ou manter a ação

para aumentar sua participação na empresa.

 

A empresa que abrem seu capital na bolsa utiliza se do recursos de seus acionistas para fazer investimentos em seus produtos,

 

A mesma lógica serve para o artista de se utilizar do capital de uma obra vendida para reinvestir em seus trabalhos.

 

A arte é um braço do mercado financeiro, ela entra no ramo de investimentos o artista é a arte estão sujeitos a especulação do mercado. A dinâmica é a mesma, estudando educação financeira inevitavelmente você vê arte, história e cultura.

 

Foi estudando sobre finanças que conheci minha referência, O Rei de Mali Mansa Musa

Negro eleito pela revista Money o homem mais rico da historia, sua fortuna calculada nos dia de hoje é nada mais nada menos do que todo o ouro da terra multiplicado por 2x.

 

Em uma caravana de passagem pelo Egito, Mansa distribuiu tanta esmola para os moradores de rua e presentes em ouro para nobres que causou uma inflação de 12 anos no Egito!!

Heberth Sobral

artista visual

 

Rio de Janeiro

nov.2021