território livre  |  2020

Ed 5 Karine Siria 2020-06-17 at 15.26.23.jpeg

Síria

Beirute

Ed 5 Karine FOTO Gaza 2020-06-17 at 15.26.23.jpeg

Gaza

Palestina

Ed 5  Karine Garcez Siria 4 dia 337.jpg

Síria

 

 

 

 

Luz

 

 

 

 

Luz e cor obedecem à lógica muito diversa. A luz se manifesta nas imagens por meio de uma escala linear que contrapõe valores como: claridade e escuridão. Assim, a luz é regida por uma dialética dos opostos. Ressaltam os conflitos, as contradições.

 

O emprego do claro-escuro aparentemente aumenta a nossa capacidade de expressar as paixões, as fotos em preto e branco destacam a oposição entre dois termos luz e escuridão, baseando-se numa contraposição de valores contrários.  As fotos em preto e branco são mais propícias à expressão de juízos éticos sobre a realidade, pois o claro e o escuro estão tradicionalmente associados a conceitos polares: vida e morte, verdade e falsidade, encontramos o dualismo de forças antagônicas na mitologia e filosofia de muitas culturas. Esse é o conceito apresenta-se em formas delicadas e belas, expressivas imagens do cotidiano de meninos e meninas - expressões de espanto, ternura, afetos, gestos e sorrisos. 

 

Dia 20 de junho de 2020 é o dia mundial do refugiado, de pessoas que transpõe a escuridão da trajetória na esperança de encontrar a luz que simboliza segurança, esperança, acolhimento, embora as incertezas e nada amistosa chegada ao destino, que não foi escolhido, porque a saudade de casa, dos seus que ficaram pra trás, esta latente em cada coração. 

 

 

 

 

 

Karine Garcez

Fotógrafa e internacionalista

Retratos de um Conflito

 

Cacuia- Ceará

Junho 2020