Síria
Beirute
Gaza
Palestina
Síria
Luz
Luz e cor obedecem à lógica muito diversa. A luz se manifesta nas imagens por meio de uma escala linear que contrapõe valores como: claridade e escuridão. Assim, a luz é regida por uma dialética dos opostos. Ressaltam os conflitos, as contradições.
O emprego do claro-escuro aparentemente aumenta a nossa capacidade de expressar as paixões, as fotos em preto e branco destacam a oposição entre dois termos luz e escuridão, baseando-se numa contraposição de valores contrários. As fotos em preto e branco são mais propícias à expressão de juízos éticos sobre a realidade, pois o claro e o escuro estão tradicionalmente associados a conceitos polares: vida e morte, verdade e falsidade, encontramos o dualismo de forças antagônicas na mitologia e filosofia de muitas culturas. Esse é o conceito apresenta-se em formas delicadas e belas, expressivas imagens do cotidiano de meninos e meninas - expressões de espanto, ternura, afetos, gestos e sorrisos.
Dia 20 de junho de 2020 é o dia mundial do refugiado, de pessoas que transpõe a escuridão da trajetória na esperança de encontrar a luz que simboliza segurança, esperança, acolhimento, embora as incertezas e nada amistosa chegada ao destino, que não foi escolhido, porque a saudade de casa, dos seus que ficaram pra trás, esta latente em cada coração.
Karine Garcez
Fotógrafa e internacionalista
Cacuia- Ceará
Junho 2020