território livre  |  desde 2020

 

ACEITA?

QUEM PERGUNTA É UM PINTOR DE ALMAS

 

Moises Patricio 10 (2).jpg

O texto abaixo é de Oscar D'Ambrosio, jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

 

 

A série “Aceita, do artista Patrício é um fenômeno de aceitação no sentido de um reconhecimento crítico também de público, pois Moisés já textos exaltaram a sua qualidade e pessoas, via Instagram, têm oportunidade de acompanhar diariamente a postagem de um novo trabalho, sempre uma foto da mão aberta do artista nos mais diversos contextos.


Por que essa jornada visual funciona? Talvez porque num universo individualista como o contemporâneo o fato der ver a mão oferecendo algo funciona quase como dádiva. Ela é proposta em diversas situações, junto a objetos e apresentada ou não de textos, mas sempre obtém seu melhor resultado visual quando o artista relaciona com a cor.
Isso talvez talvez porque Moisés Patrício é essencialmente um pintor, não só de papéis, de almas. E isso se manifesta pelo entendimento da arte como um relacionar-se ilimitado com o mundo. Com esse pensamento na cabeça, a mão, em cada nova fotografia, é um ato de doação do artista.


Cada interpretação que Moisés Patrício realiza é a de um artista que ama estar em comunidade. Nesse sentido, ao perguntar “Aceita?”, pergunte sobre a nossa capacidade de estar aberto a tudo, gostemos ou não. Com essa postura filosófica e existencial, cada trabalho é muito mais do que uma mão aberta. É uma alma aberta a corações.

 

Entre as exposições das quais participou destacam-se Bienal de Dakar no Museum Of African Arts (Senegal, 2016), “A Nova Mão Afro Brasileira” no Museu Afro Brasil (São Paulo, SP, 2014) e “Papel de Seda” no Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos – IPN Museu Memorial (Rio de Janeiro, RJ, 2014). Desde 2006, realiza ações coletivas em espaços culturais na cidade de São Paulo, SP. Na última década, Patrício tornou-se conhecido por encenar exposições grandes e complexas que exploram os mecanismos profundamente enraizados de construção de identidade para indivíduos e sociedades. Endereçando as contradições inerentes à criação de imagens e narrativas – das mídias sociais e auto apresentação ao marketing e formação de história – Patrício se deleita na complexidade e paradoxo de nossa busca simultânea por fantasia e autenticidade. Cruzando múltiplas mídias, de escultura e instalação a mundos de vídeo, pintura e mineração tão diversificados quanto publicidade e arqueologia, os trabalhos de Moisés Patrício são uma reportagem constante sobre as fontes do mundo real de onde se inspiram. No entanto, em vez de simplesmente apresentar comentários, o artista cria um universo único próprio – um que é povoado por novas narrativas desafiadoras e muitas vezes absurdas que são tão intelectualmente rigorosas, pois são emocionalmente estimulantes.

 

Moises Patricio 13 (2).jpg
Moisés Patricio 01 (2).jpg
Moises Patricio 09 (2).jpg
Moises Patricio 04 (2).jpg
Moises Patricio 02 (2).jpg
Moises Patricio 11 (2).jpg
Moises Patricio 15 (2).jpg
Moises Patricio 03 (2).jpg
Moises Patricio 12 (2).jpg
Moises Patricio 08 (2).jpg

 

Moisés Patrício

artista visual e arte educador

São Paulo

abril 2022