território livre  |  2021

 

REFUGEES

Os refugiados são pessoas que estão fora de seu país de origem por perseguições relacionadas a questões de religião, nacionalidade, por pertencer a um determinado grupo étnico ou por simplesmente ter uma opinião política contrária ao regime no poder. Vemos um quadro global marcado pelas violações generalizadas dos direitos humanos, pelos conflitos armados e êxodos por causa das mudanças climáticas, numa infinidade de injustiças que fazem com que famílias inteiras sejam obrigadas a deixar suas casas, sua terra, seus territórios.


Nas pinturas da série “Refugees”, do artista visual Osvaldo Carvalho vemos os personagens desenhados numa escala muito pequena, amontoados, sem rostos, sem corpos e diante da imensidão do mar. Uma imagem absolutamente triste, porém bela, e que nos perturba pelo contraste da calmaria das águas.

 

O artista do nosso tempo, faz suspender, borrar o que seria o domínio da arte e o domínio da política.


Everything is Art. Everything is Politics”, como nos diz “ Ai Weiwei” em sua exposição “Raiz”. O artista e sua criação entendem a transformação ativa do mundo, como ação micro-política com grande capacidade de nos engajar e criar laços sociais.

 

Nessas leituras, com suas elaborações sobre a realidade, é que percebemos o quão transformador é o papel da arte e como ela nos provoca a olhar o mundo, esses outros mundos, e talvez seja, a partir daí a possibilidade ativa de uma guinada para uma postura ética, e política, num sentido mais amplo.


É nessa relação de busca poética que arte e vida se mesclam, onde a arte deixa de ser somente “arte” e embarca e se consome na radicalidade da vida. Artistas são fazedores, criadores de mundos, e os refugiados são pessoas/grupos que estão em busca de um outro mundo.


Re-imaginar o mundo, importa quais histórias fazem mundos, e quais mundos fazem histórias, falou a filósofa e bióloga norte-americana Donna Haraway.


Urge imaginar, re-imaginar outros mundos ou mundos outros.

Esse aqui decerto, não quero mais!

Refugees Osvaldo Carvalho 01.jpg
Reugees Osvaldo Carvalho.jpg
Refugess Osvaldo Carvalho 02.jpg
Refugees Osvaldo Carvalho 03.jpg

Osvaldo Carvalho

Artista Visual

instagram

Bettine Silveira

Editora da Revista Ignorância Times

instagram

Rio de janeiro

agosto 2021